SOCESP

HANDS ON

Monitorização Hemodinâmica a Beira do Leito

Oficina: Monitorização Hemodinâmica a Beira do Leito

PALAVRAS-CHAVE: Monitorização invasiva, monitorização minimamente invasiva, monitorização não invasiva, pressão venosa central, pressão arterial pulmonar, cateter de sawn – ganz, débito cardíaco, termodiluição, método de Fick, ultrassonografia doppler, point-of-care VTI, resistência vascular pumonar, resistência vascular periférica, hipotensão, choque, insuficiência cardíaca, fluidoresponsividade.

Descritivo do curso: A monitoração hemodinâmica beira leito é prática comum do dia a dia dos médicos relacionados ao atendimento em unidades de cuidados críticos, especialmente dos médicos cardiologistas. Seu conhecimento faz parte do escopo da especialidade, envolvendo os departamentos de emergência, unidades de terapia intensiva e unidades de coronariopatia aguda. Monitorar e interpretar corretamente as diversas variáveis hemodinâmicas é fundamental para a boa prática médica.

Objetivo: Este curso tem por objetivo introduzir e discutir princípios básicos da monitorização hemodinâmica invasiva, minimamente invasiva e não invasiva. Esses métodos serão incorporados de forma interativa para o diagnóstico diferencial dos estados de choque / colapso circulatório, especialmente no choque cardiogênico.

Os participantes terão uma compreensão completa dos princípios hemodinâmicos básicos, bem como da fisiologia do sistema cardiovascular, e como esses conceitos se relacionam com a monitorização hemodinâmica. Os alunos serão capazes de aplicar as técnicas de monitorização hemodinâmica com confiança e competência, além de interpretar as informações obtidas a partir da monitorização. O objetivo principal da oficina será de aprimorar a tomada de decisões clínicas, ensinando a utilizar os diferentes métodos monitorização hemodinâmica para tomar decisões mais precisas e efetivas, melhorando assim os resultados dos pacientes.

Método: Aulas teóricas introdutórias de curta duração. Apresentação de monitores e técnicas de monitoração beira leito com sua funcionalidade, aplicabilidade e limitações às diversas condições de choque. Discussão de casos clínicos das principais situações que se faz necessário a monitorização.

Público alvo: Estudantes de medicina do último ano, clínicos e cardiologistas com foco de atuação em emergências, unidades de terapia intensiva e unidades de coronarioptia aguda.

Programa: Teoria integrada a prática Hands on: Estações teórico – práticas com foco no conhecimento das técnicas, indicações e contraindicações das diferentes tecnologias de monitorização.

Prática aplicada nas tecnologias de monitorização:

  • Monitorização invasiva: Monitor Hemosphere, cateter de artéria pulmonar (Swan – Ganz), débito cardíaco, resistência vascular pulmonar, resistência vascular sistêmica.
  • Monitorização minimamente invasiva: Monitor Ev1000, linha arterial, e cálculo de Delta-pp.
  • Monitorização não invasiva:
    • Ecocardiografia focada na obtenção do débito cardíaco, monitoração dos estados de choque e fluidoresponsividade. Exercício de cálculo manual e com inteligência artificial para obtenção do débito cardíaco.
    • Biorreatância na obtenção do débito cardíaco.

Atualização profissional: A oficina hands on de monitorização hemodinâmica é uma oportunidade para os profissionais de saúde se atualizarem sobre as técnicas mais recentes e avançadas de monitorização hemodinâmica, como a utilização do monitor Hemosphere, da ecocardiografia point-of-care, da biorreatância, entre outros. Todos dedicados para obtenção do débito cardíaco e definição do fenótipo do choque.

Intrutores

  • Rafael Nunes de Oliveira – Monitorização invasiva.
  • Uri Adrian Prync Flatto – Monitorização minimamente invasiva.
  • Claudio Pillon Fo / Campinas – Monitorização não invasiva.

09/06/2023

09h00 às 12h00

Inscreva-se

10/06/2023

09h00 às 12h00

Inscreva-se

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Parceria

Innovation Play

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

43º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo

08 a 10 de junho de 2023