SOCESP

SOCESP

INTERCARDIO 2023

Vencedores

1º Lugar - Universidade Santo Amaro (Unisa)

2º Lugar - Faculdade de Medicina da USP

3º Lugar - Faculdade de Medicina do ABC


Com o objetivo de mobilizar estudantes universitários de medicina em prol da difusão de conhecimentos, prática e técnica no atendimento de doenças cardiovasculares, a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP) organizará mais uma vez durante o Congresso SOCESP uma competição entre os Acadêmicos de Medicina, denominado “INTERCARDIO”.

Nesse ano de 2023, o evento será realizado no sábado dia 10 de Junho durante o 43º congresso da SOCESP. Das 10h até as 14h.

REGULAMENTO

Art. 1º. Este Regulamento estabelece as regras para participação, seleção e premiação dos participantes inscritos no INTERCARDIO.

I - OBJETIVOS

Art. 2º. O “INTERCARDIO”, uma competição entre estudantes cursando uma Faculdade de Medicina, tem como principais objetivos: Treinamento em emergências cardiovasculares; capacitação, desenvolvimento e aprimoramento das habilidades e conhecimentos médicos na especialidade da cardiologia e promover um ambiente de aprendizagem para o desenvolvimento de competências, dos estudantes universitários de medicina, a fim de contribuir para uma melhor formação.

II - REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO

Art. 3º. Só poderão participar do INTERCARDIO estudantes universitários regularmente matriculados no curso de medicina, de faculdades credenciadas pelo MEC, e comprovadamente cursando o 4º, 5º ou 6º ano da graduação.

Parágrafo 1 - Os participantes também deverão estar inscritos no 43º Congresso de Cardiologia da SOCESP.

Parágrafo 2 - É vedada a participação no INTERCARDIO de qualquer pessoa direta ou indiretamente vinculada à organização do 43º Congresso de Cardiologia da SOCESP, ainda que estejam preenchidos os requisitos estabelecidos no “caput” desta cláusula.

III - INSCRIÇÕES

Art. 4º. O processo de inscrição no INTERCARDIO será realizado através do site do 43º Congresso de Cardiologia da SOCESP e a mesma será gratuita. A inscrição deverá ser por equipe, onde cada equipe deve ser constituída por apenas quatro participantes, todos da mesma escola/faculdade. Além disso, só será permitida a inscrição de apenas uma equipe por escola/faculdade.

Parágrafo 2 - As inscrições estarão abertas por tempo determinado, podendo o participante se inscrever somente no prazo estipulado e divulgado pelos organizadores.

IV – DA COMPETIÇÃO

Art. 5º. A competição será composta por etapas abordando os sequintes temas (todos relacionados a cardiologia ou a SOCESP): Exame Físico; Ressuscitação Cardiopulmonar; Interpretação de exames; situações problema; conhecimento geral e “o que você sabe sobre a SOCESP”.

Parágrafo 1 – A bibliografia basica a ser utilizada será o tratado de cardiologia da SOCESP e informações contidas no site da SOCESP. Porém algumas questões poderão estar referendadas em diretrizes nacionais ou em outras referencias.

Parágrafo 2 – Modalidades das atividades: prática, cross fire, perguntas de multipla escolha e escape zoom.

Art.6º. Em se tratando de um evento com algumas atividades digitais que utiização conexão online, por internet, cada equipe deverá trazer seu próprio laptop / notebook para conexão.

Parágrafo 1 – A SOCESP fornecerá o link para i-net dedicada ao evento, mas não se responsabilizará por eventuais problemas relacionados à conexão. Se a equipe perder a conexão poderá retornar, mas não poderá retroceder a alguma questão e sim continuar do ponto onde retornou.

Art 7º. Todos os memebros da equipe deverão estar local, ao início da competição.

Art. 8º. Cada questão terá um tempo máximo para resposta, a ser informado antes do início de cada etapa.

Art. 9º. As perguntas serão respondidas / corrigidas ao final de cada etapa.

V - CRITÉRIOS DE PONTUAÇÃO, CLASSIFICAÇÃO E PREMIAÇÃO

Art. 10º. A pontuação de cada questão será baseada em dois critérios: acerto/erro e tempo de resposta. Se a questão for respondida de forma correta a pontuação será atribuída de acordo com a ordem de resposta:

A primeira equipe a responder corretamente ganhará 20 pontos.
A segunda equipe a responder corretamente ganhará 15 pontos.
A terceira equipe a responder corretamente ganhará 12 pontos.
A quarta equipe a responder corretamente ganhará 10 pontos.
A quinta equipe a responder corretamente ganhará 8 pontos.
A sexta equipe a responder corretamente ganhará 6 pontos.
A sétima equipe a responder corretamente ganhará 5 pontos.
A oitava equipe a responder corretamente ganhará 4 pontos.
A nona equipe a responder corretamente ganhará 3 pontos.
A décima equipe a responder corretamente ganhará 2 pontos.
Apartir de décima - primeira será atribuído um ponto para a equipe.

Parágrafo 1 – a ausencia de resposta no tempo máximo definido sera considerada como resposta errada.

Parágrafo 2 – Será permitida apenas uma resposta por equipe e essa podera ser trocada até que o tempo se encerre, porém para efeito de classificação será utilizado o tempo para a ultima resposta.

Parágrafo 3 – Nas etapas que envolverem atividades práticas e / ou cross-fire o modelo de pontuação se divulgado no momento da etapa.

Art. 11º. As três primeiras equipes receberão uma medalha e uma inscrição presencial cortesia para participar do 44º Congresso de Cardiologia da SOCESP.

VI - CRONOGRAMA DA COMPETIÇÃO

Art. 12º. O cronograma geral do INTERCARDIO obedecerá aos seguintes períodos:

  1. Inscrições: do dia 03/03/2023 até as 23h59min do dia 30/05/2023.
  2. O periodo entre o final das inscrições até o dia anterior da competição será utilizado para envio das confirmações das inscrições e de outras informações pertinentes incluindo troca de participantes, se necessário.
  3.  A competição será no dia 10/06/2023 com inicio as 10:00hs e duração aproximada de 3hs.
  4. A classificação e premiação será realizada no mesmo dia em local a ser divulgado durante a competição.
  5. Na semana seguinte ao congresso será encaminhado a cada equipe sua pontuação e classificação geral.

Parágrafo 1 - Só será permitido a troca de dois participantes por equipe, desde que respeitados o tempo para essa troca e os critérios para participar da equipe/competição.

VII - CERTIFICADOS

Art. 13º. Todos os participantes receberão certificado de participação no INTERCARDIO.

VIII - CRITÉRIOS DE DESEMPATE PARA OS TRÊS PRIMEIROS LUGARES

Art. 14º. Em caso de empate entre as equipes, o critério de desempate será a nota da ultima etapa, se persistir: o da penultima e sassim por diante até a primeria etapa ou se ocorrer o desempate.

Parágrafo Único - Se após a adoção desses critérios o empate persistir a forma de desempate será definido pelos organizadores.

IX - PENALIDADES

Art. 15º. Será desclassificado todo e qualquer equipe que invadir ou violar o sistema do “INTERCARDIO” ou, de qualquer forma, adulterar resultados da competição.

Art. 16º. Serão desclassificadas também as equipes que agirem de forma inadequada, irresponsável, desrespeitosa ou antiética.
Parágrafo único: Os mesmos critérios serão adotados para as torcidas.

Art .17º. É obrigatória a participação das equipes em todas as atividades. No caso de ausência de algum dos participantes em quaisquer das atividades programadas a equipe será desclassificada, a não ser por justificativa de grau maior (a ser avaliada pelos organizadores).

Parágrafo único - Não será permitida a substituição de competidores fora do período estipulado nesse regulamento, a não ser por justificativa de grau maior (a ser avaliada pelos organizadores).

X – DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 18º. A SOCESP se reserva o direito de incluir a qualquer tempo novas modalidades de participação ou excluir alguma já existente, buscando oferecer aos alunos o maior número de possibilidades e novas formas de aprendizagem.

Parágrafo único - Qualquer alteração que venha a ser realizada, nas modalidades e no Regulamento, será disponibilizada a todos os participantes de forma que todos terão sempre as mesmas possibilidades na competição, inexistindo situação em que alguém possa ser privilegiado.

Art. 19º. Apesar de toda a comunicação oficial ocorrer por correio eletrônico ou no site do CONGRESSO SOCESP, em casos excepcionais a Coordenação poderá utilizar outro meio de comunicação.

Art. 20º. Os coordenadores e avaliadores serão convidados pela SOCESP, sendo todas as decisões soberanas e irrecorríveis.

Art. 21º. Quaisquer outras duvidas ou situações não previstas no regulamento serão resolvidas pela comissão organizadora.

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Parceria

Innovation Play

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

43º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo

08 a 10 de junho de 2023