SOCESP

Tema Livre

NORMAS PARA ENVIO DE TRABALHO

a) O sistema para envio de trabalhos está disponível a partir do dia 10 DE NOVEMBRO DE 2022

b) O campo CPF e Data de Nascimento, apresentados na tela inicial do sistema, são de preenchimento obrigatório. Caso o autor já tenha feito alguma submissão nesta edição, seus dados serão recuperados nessa etapa, tornando-se desnecessário o preenchimento do restante do formulário e podendo este ser usado apenas para atualização de dados cadastrais.

c) A data limite para o envio de trabalhos é 13 DE MARÇO DE 2023, impreterivelmente.

d) O preenchimento e o envio de Temas Livres são feitos exclusivamente por meio eletrônico.

e) Siga as instruções na tela, clicando nos locais indicados. As páginas apresentadas demonstram, de forma sequencial, a formatação requisitada pelo Congresso.

f) É permitida a participação de até cinco instituições por Tema Livre.

g) O número máximo de co-autores permitido é nove.

h) São permitidos até 2.600 caracteres ou o tamanho da caixa destinada ao texto para o resumo, formatado pelo próprio sistema. É possível a inclusão de tabelas e imagens no texto do trabalho (lembre-se de que isto implica na perda de alguns caracteres).

i) O trabalho deve ser apresentado de forma estruturada: introdução e/ou fundamentos, métodos, resultados e conclusões.

j) Trabalhos com dados da instituição sede ou dados de identificação dos pacientes no titulo, no corpo do resumo ou em figuras e tabelas não anonimizados não serão considerados para avaliação.

k) Referências bibliográficas não devem ser incluídas no texto.

l) São aceitas até cinco abreviaturas diferentes em cada tema, que devem ser colocadas entre parênteses, após a palavra completa aparecer pela primeira vez.

m) Os resultados devem ser expostos do modo mais claro possível e as conclusões devem ser baseadas nos dados apresentados. Trabalhos com resultados e conclusões como “os resultados serão apresentados e discutidos...” não serão aceitos para apresentação. Não serão aceitos trabalhos com revisões ou com revisões sistemáticas para apresentação em qualquer modalidade.

n) Não é permitido submeter o mesmo estudo a mais de uma categoria, sob pena de ter o trabalho desclassificado.

o) Os Temas Livres devem ser enviados na língua portuguesa. Trabalhos em outras línguas serão desclassificados e não serão julgados.

p) É possível realizar o processo de cópia de outro programa (geralmente WORD), inserindo diretamente no espaço destinado ao Tema Livre, na página eletrônica específica. Os ajustes são automáticos. Todo conteúdo que exceder os limites estabelecidos será desconsiderado pelo sistema.

q) Seguindo uma tendência internacional, a SOCESP adotou a política de valorização do formato poster para apresentação dos temas livres que serão apresentados no congresso de 2023. Selecione uma das DEZENOVE categorias médicas disponíveis, ou uma das OITO categorias interdisciplinares ou a categoria acadêmicos ou a categoria Pesquisa Básica (Fisiologia Cardiovascular, Biologia Molecular e Genética, Farmacologia e Imunologia Cardiovascular). Escolha atentamente aquela que mais se relaciona com o fundamento do estudo.

r) Na categoria Pesquisa Básica Cardiovascular, serão aceitos trabalhos científicos realizados por pesquisadores de qualquer área da saúde. Podendo concorrer ao Prêmio Melhor Pesquisa Básica - Cantídio de Moura Campos Filho

Categorias Médicas

  • Eletrocardiografia, Arritmias e Eletrofisiologia
  • Aterosclerose e Dislipidemias
  • Cardiologia do Esporte
  • Cardiologia Intervencionista
  • Cardiopediatria
  • Cirurgia Cardiovascular
  • Hipertensão Arterial
  • Métodos Diagnósticos por Imagem
  • Ergometria e Reabilitação
  • Doença Arterial Coronária
  • Cardiogeriatria
  • Síndromes Coronárias Agudas e Emergências Cardiovasculares
  • Cardiomiopatias e Doenças do Pericárdio
  • Valvopatias
  • Insuficiência Cardíaca
  • Doenças da Aorta e Arterial Periférica
  • Perioperatório em cirurgia não cardíaca
  • Prevenção Cardiovascular
  • Relato de Casos (somente no formato pôster) Não serão classificados as categorias de prêmios)

Categorias Interdisciplinares

  • Educação Física
  • Enfermagem
  • Farmacologia
  • Fisioterapia
  • Nutrição
  • Odontologia
  • Psicologia
  • Serviço Social

Categoria Pesquisa Básica

  • Inclui Fisiologia Cardiovascular, Biologia Molecular e Genética, Farmacologia e Imunologia Cardiovascular

s) PREMIAÇÕES – O autor pode escolher uma das três opções de premiação, na área médica: Prêmio Jovem Investigador - Josef Feher, Prêmio Melhor Pesquisa Básica - Cantídio de Moura Campos FilhoPrêmio Melhor Pesquisa Clínica - Luiz Veneré Decourt . Leia atentamente as regras antes de escolher a mais adequada à sua categoria.

Prêmio Jovem Investigador - Josef Feher
Qualquer Tema Livre inscrito por um primeiro autor (médico) com idade menor ou igual a 35 anos, completados até a data do evento em 2023.

Melhor Pesquisa Básica - Cantídio de Moura Campos Filho
Qualquer Tema Livre inscrito por primeiro autor (médico ou Profissional da Área da Saúde) que inclua em sua metodologia aplicação de ciência básica.

Melhor Pesquisa Clínica - Luiz Veneré Decourt
Qualquer Tema Livre inscrito por primeiro autor (médico) que abordem medidas diagnósticas e técnicas terapêuticas já aprovadas e incorporadas à prática clínica da Cardiologia na área médica.

Prêmio Mérito Interdisciplinar
Qualquer Tema Livre realizado nas Áreas Interdisciplinares (Educação Física, Enfermagem, Farmacologia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social)

A SOCESP premiará financeiramente os primeiros e segundos colocados nos prêmios: Jovem Investigador - Josef Feher, Melhor Pesquisa Básica - Cantídio de Moura Campos Filho, Melhor Pesquisa Clínica - Luiz Veneré Decourt,  bem como o primeiro e segundo colocados na classificação geral das áreas interdisciplinares – Prêmio Mérito Interdisciplinar.

Os valores da premiação são:
  • 1º colocado: R$ 7.000,00
  • 2º colocado: R$ 5.000,00

Envio

t) Ao final do texto, o autor pode seguir duas opções:

1) O sistema salvará o trabalho a cada etapa, como rascunho, podendo realizar modificações até a data limite estipulada.

2) Selecionar a opção “enviar”, submetendo o mesmo de forma definitiva para o julgamento da Comissão Científica, não sendo então permitida mais nenhuma alteração, bem como inclusão e/ou exclusão de coautores.

Obs.: Caso seja necessário, submeta um novo trabalho e exclua o submetido com erro.

ATENÇÃO! Os Temas Livres que não forem enviados e ficarem apenas como rascunho serão cancelados e não serão submetidos ao julgamento.

CUIDADO! – Não envie temas idênticos, duplicados ou incompletos por desatenção ou uso indevido do sistema eletrônico. Isto pode resultar na desclassificação do trabalho.

u) O primeiro autor receberá por e-mail (atenção ao cadastrar o email corretamente, porque será através dele o recebimento de informações da SOCESP) um protocolo para cada trabalho enviado e um resumo do cadastro individual com seus dados e dos coautores.

v) Os Temas Livres são avaliados pela Comissão Julgadora de Temas Livres, designada pela Comissão Executiva do Congresso, sendo que cada trabalho é classificado de acordo com a média da nota de três julgadores distintos, de maneira cega. A média final de cada tema não será informada aos autores.

Obs.: A Comissão Científica se reserva o direito de solucionar eventuais controvérsias que aparecerem no processo de julgamento.

w) A comunicação da aprovação do Tema Livre e da categoria, data e horário da apresentação será feita por meio eletrônico, ao primeiro autor. É importante informar o endereço eletrônico correto no campo específico.

x) Os trabalhos reprovados receberão comunicado eletrônico.

y) O Tema Livre aprovado será apresentado por um dos autores, obrigatoriamente inscrito no Congresso presencial. A SOCESP não é responsável pelos custos de transporte e hospedagem para apresentação do trabalho aprovado.

z) Os resumos dos trabalhos aprovados serão publicados no Suplemento Especial de Temas Livres da Revista da SOCESP.

Os CINCO relatos de caso com melhor avaliação serão convidados a publicação na íntegra na Revista da SOCESP.

CRONOGRAMA

Abertura do sistema para envio 10/11/2022
Fechamento do envio 13/03/2023
Divulgação dos resumos aprovados 17/04/2023

Em caso de dificuldade ou dúvidas, entre em contato com SD EVENTOS pelo e-mail temalivre@socesp2023.com.br ou pelo telefone (11) 3672-6979, no horário comercial, das 9 às 18 horas.

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Parceria

Innovation Play

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

43º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo

08 a 10 de junho de 2023