SOCESP

Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

DOPPLER TECIDUAL MITRAL TEM BOA ACURÁCIA PARA BAIXA TOLERÂNCIA AO EXERCÍCIO EM PACIENTES COM INSUFICIÊNCIA CARDÍACA

Esther Munerato Figueira da Silva, Raquel Martins Loureiro, Renan Shida Marinho, Júlia Marioti, Samuel Sá, Gabriela Pereira Gil Castilho, Guilherme Casale, Audrey Borghi Silva, Carlos Henrique de Freitas Lima, Meliza Goi Roscani
UFSCar - São Carlos - SP - Brasil

 

Introdução: Pacientes com insuficiência cardíaca com fração de ejeção reduzida (ICFEr) frequentemente apresentam baixa capacidade funcional com prejuízo na vida laboral e na qualidade de vida (QV). Acredita-se que a função diastólica possa exercer papel determinante e preditor nessa evolução desfavorável. Objetivo: Detectar variáveis ecocardiográficas com boa acurácia para baixa tolerância ao exercício em pacientes com ICFEr.  Método: Estudo prospectivo transversal envolvendo 50 pacientes maiores de 18 anos com ICFEr, clinicamente estáveis e em terapia medicamentosa otimizada. No momento da inclusão todos os pacientes realizaram: avaliação clínica, ecocardiografia transtorácica, coleta de dados antropométricos, teste de caminhada de 6 minutos (TC6’) para avaliação da capacidade funcional e questionário Minnesota para avaliação da QV. A análise estatística foi realizada a fim de identificar marcadores ecocardiográficos para detecção de baixa tolerância ao exercício. Resultados: Foram incluídos 50 pacientes com média de idade de 62 ± 11 anos, sendo 65% homens. Houve associação entre as variáveis de função diastólica E’ Mitral Septal (R = 0,55 e P < 0,001) e E/E’ Mitral (R = 0,30 P = 0,031) com menor distância no TC6’ e prejuízo na QV. E’ Mitral Septal, ajustado para um modelo de idade e fração de ejeção, foi marcador independente de baixa tolerância ao exercício (R=0,57; p<0,001).  A curva ROC mostrou o ponto de corte E’ Mitral Septal < 5,8 cm/s com A/C de 0,74 [IC: 0,60-0,88; p=0,01], sensibilidade de 68% e especificidade de 79% para menor distância percorrida no TC6’. Conclusão: E’ Mitral Septal, na amostra considerada, tem boa acurácia para detecção de baixa tolerância ao exercício em pacientes com ICFEr.

 

Palavras-chave: disfunção sistólica, teste de caminhada de seis minutos, pressão de enchimento do ventrículo esquerdo, qualidade de vida, pressão de enchimento.

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Parceria

Innovation Play

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

43º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo

08 a 10 de junho de 2023