SOCESP

Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

Intervenção coronária percutânea na doença de Kawasaki - relato de caso

Marcos Almeida Meniconi, Marcos Henrique de Freitas Jacob, Fernando Chiodini Machado, Rafael Nunes de Oliveira, Luís Gustavo Mapa Santos, Maurício Felippi de Sá Marchi, Cauyna Gurgel Moreira, Santiago Raul Arrieta, Pedro Alves Lemos Neto, Alexandre Antonio Cunha Abizaid
INSTITUTO DO CORAÇÃO DO HCFMUSP - - SP - BRASIL

Introdução

A doença de Kawasaki é uma vasculite febril aguda autolimitada de causa desconhecida que afeta predominantemente crianças. Até 25% dos pacientes não tratados adequadamente, podem apresentar dilatação e/ou obstrução coronariana, principalmente em crianças menores de 5 anos. Relatamos o caso de uma criança com acometimento coronariano grave, tratada com intervenção coronária percutânea.

Relato de caso

Criança de 9 anos de idade, sexo masculino, foi encaminhada ao hospital com dor torácica aos grandes esforços. Aos 2 anos de idade, foi diagnosticado com doença de Kawasaki e recebeu tratamento (tto) com ácido acetilsalicílico (AAS) e imunoglobulina intravenosa (IVIG). Na época, uma angiotomografia computadorizada demonstrou grandes dilatações aneurismáticas nas artérias coronárias direita (ACD) e descendente anterior (ADA), medindo 11,2 mm e 10,2 mm de diâmetro, respectivamente. Optou-se por tto clínico com administração diária de AAS 100mg/dia e Clopidogrel 75mg/dia. Após 6 anos de seguimento ambulatorial regular, passou a apresentar  dor torácica em aperto ao brincar com colegas, limitando suas atividades. Devido aos sintomas, foi realizada coronariografia com ultrassom intracoronário que revelou estenose focal de 90% proximal ao aneurisma coronariano calcificado gigante na ADA e aneurisma gigante na ACD com estenose focal de 60%. Foi indicada angioplastia com balão, realizada com dilatações sucessivas com balões 1.5 x 8 mm; 2.5 x 20 mm e 2.5 x 15 mm. Constatado sucesso angiográfico e ausência de complicações. Após 4 meses, o paciente voltou a apresentar sintomas devido a reestenose da ADA. Realizou-se, então nova angioplastia com utilização de Cutting-ballon 2.5 x 10 mm a 16atm e balão farmacológico Pantera Lux 3 x 20 mm com sucesso e resolução dos sintomas até o momento. 

 

Figuras 1 e 2: estenose de 90% proximal ao aneurisma gigante na ADA. 

Figura 3: estenose de 60% proximal ao aneurisma gigante da ACD. 

Figura 4 e 5: imagens ultrassom intracoronário da ADA - aneurisma calcificado e estenose após tratamento.

 

Discussão e Conclusão: este caso demonstra uma complicação grave rara da doença de Kawasaki e seu tto. A administração de IVIG na fase aguda reduz a ocorrência de complicações para 3 a 5%. No caso, apesar do tto inicial adequado, o paciente desenvolveu dois aneurismas gigantes e estenoses graves que necessitaram de tto percutâneo, sendo optado pela angioplastia com balão com resultado satisfatório. O seguimento deste paciente é fundamental para a verificação do resultado a longo prazo.

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Parceria

Innovation Play

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

43º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo

08 a 10 de junho de 2023