SOCESP

Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

Bloqueio sequencial do néfron versus duplo bloqueio do sistema renina-angiotensina em pacientes com hipertensão resistente: uma revisão sistemática

Yugar LBT, Sedenho-Prado LG, Moreno BVD, Melo SEF, Tacito LHB, Vilela-Martin JF, Moreno H, Yugar-Toledo JC
FACULDADE DE CIENCIAS MÉDICAS – UNICAMP - - SP - BRASIL, FACULDADE MEDICINA DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO – FAMERP - - SP - BRASIL

Introdução e Objetivo: A hipertensão resistente verdadeira é uma condição médica desafiadora na qual a pressão sanguínea se mantém em estado descontrolado apesar do uso de três classes diferentes de agentes anti-hipertensivos em sua dose máxima de tolerância. A fim de reduzir a sobrecarga de volume e de sódio nesses pacientes e estabelecer níveis aceitáveis para a pressão sanguínea, diversos agentes farmacológicos promotores do bloqueio sequencial do néfron (BSN) ou do bloqueio do sistema renina-angiotensina (BSRA) podem ser utilizados. Portanto, essa revisão tem como objetivo avaliar os dados apresentados em ensaios clínicos que compararam o BSN ao BSRA.

Métodos: Foi realizada uma busca sistemática segundo as diretrizes do Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA) nas plataformas MEDLINE, Cochrane Library, EMBASE e LILACS, o que resultou em um total de 123 artigos. Um abstract e 4 ensaios clínicos randomizados foram selecionados para serem avaliados por essa revisão. As etapas da seleção são mostradas na figura 1.

Resultados: Ambos os tratamentos reduziram as pressões arteriais sistólica e diastólica durante monitorização ambulatorial. Em um dos protocolos, a redução apresentada pelo grupo de BSN foi significativamente maior do que aquela do grupo de BSRA. Uma subanálise demonstrou que a melhora na pressão arterial era significativa apenas em pacientes cuja aderência ao tratamento era aceitável. Ambas as intervenções reduziram a pressão de consultório, havendo superioridade de um tratamento sobre o outro em apenas um estudo, o qual favoreceu BSN. Não foram observadas melhoras significativas em marcadores de enrijecimento e envelhecimento arterial. A velocidade da onda de pulso e o enrijecimento da artéria carótida comum eram semelhantes nos dois grupos e tendiam para a redução. Um dos estudos apresentou melhora em parâmetros ecocardiográficos para disfunção diastólica.

Conclusão: Embora haja aperfeiçoamento dos níveis de pressão arterial em ambos os grupos, a terapia baseada em BSN apresenta um potencial maior de tratamento do que o BSRA, especialmente nos casos em que há boa aderência ao tratamento por parte dos pacientes. Ademais, BSN tendeu a apresentar melhora no enrijecimento arterial e na disfunção diastólica. Apesar disso, ainda se fazem necessários mais estudos a fim de se obter uma melhor compreensão desses resultados.

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Parceria

Innovation Play

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

43º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo

08 a 10 de junho de 2023