SOCESP

Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

Efeito do inibidor da neprilisina e do receptor de angiotensina sobre eventos de doença cardiovascular aterosclerótica: meta-análise de estudos clínicos randomizados

Lis Victoria Ravani Carvalho, Pedro Abi-Kair Borges Calomeni, Mateus Gauza, Jussara Pereira, Douglas Gewehr, Edimar Alcides Bocchi, Monica Samuel Avila, Fabiana G. Marcondes-Braga, Alexandre Abizaid, Henrique Ribeiro
INSTITUTO DO CORAÇÃO DO HCFMUSP - - SP - BRASIL

Introdução: Sacubitril-Valsartana é um inibidor de neprilisina do receptor de angiotensina (ARNI) associado a redução da mortalidade e hospitalização por insuficiência cardíaca. No entanto, seu possíveis impactos em eventos de doença cardiovascular aterosclerótica (ASCVD) ainda não estão bem estabelecidos. Esta revisão sistemática e meta-análise avaliou a associação entre o uso de ARNI em pacientes com insuficiência cardíaca (IC) com eventos ASCVD. 

 

Métodos: PubMed, Embase, Cochrane e ClinicalTrials.gov foram sistematicamente pesquisados em busca de estudos comparando os efeitos de ARNI com inibidor da enzima conversora de angiotensina (IECA) ou bloqueador do receptor de angiotensina (BRA) sobre infarto do miocárdio (IM), acidente vascular cerebral, angina pectoris e doença arterial periférica (DAP), em pacientes com IC. 

 

Resultados:  Oito ensaios clínicos randomizados foram incluídos, com 17.541 pacientes nos grupos de tratamento ARNI (8,764) ou ACEi/ARB (8,777). A incidência de infarto do miocárdio (RR 1.02; 95% CI 0.81-1.30; p=0.85), angina pectoris (RR 0.96; 95% CI 0.80-1.17; p=0.70) e acidente vascular cerebral (RR 0,99; IC 95% 0,85-1,16 ; p=0,93) não foram estatisticamente diferentes entre os grupos. No entanto, ARNI foi associado a uma maior incidência de DAP (RR 1,63; IC 95% 1,05-2,52; p=0,03). Em análise de subgrupo para o desfecho de IM, não foram observadas diferenças de acordo com a terapia ACEi ou ARB escolhida, tempo de seguimento, classificação de IC baseada em fração de ejeção ou porcentagem da dose alvo de ARNI atingida. Análise de subgrupo para DAP com as mesmas variáveis também não demonstrou diferenças entre os grupos, com exceção para análise de acordo com tempo de seguimento que indicou maior incidência de DAP apenas entre os pacientes que receberam terapia ARNI em 108-140 semanas de acompanhamento.

 

Conclusão: Esta meta-análise não encontrou associação entre terapia com ARNI e melhora dos eventos ASCVD em pacientes com IC. No entanto, foi observada uma maior incidência de DAP em pacientes com IC recebendo terapia ARNI.

 

 

 

 

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Parceria

Innovation Play

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

43º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo

08 a 10 de junho de 2023