SOCESP

Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

SÍNCOPE E SUA RELAÇÃO COM TONTURA RECORRENTE, EM PORTADORES DE DISPOSITIVOS CARDIACOS ELETRONICOS IMPLANTÁVEIS.

Rhanniel Theodorus Helhyas Oliveira Shilva Gomes Villar, Angelo Amato Vincenzo de Paola, Frederico Scuotto, Gabriela Menichelli, Carlos Hansel, Claudio Cirenza, Enia Coutinho
UNIFESP - Univers. Federal de São Paulo - São Paulo - SP - BRASIL

Introdução: A síncope é uma queixa frequente de pacientes portadores de Dispositivos Cardíacos Eletrônicos Implantáveis (DCEI), podendo ser precedida por fenômenos pré-sincopais, como tonturas. Em alguns pacientes o uso da ferramente Closed Loop Stimulation (CLS) pode ajudar a diminuir os eventos sincopais. Contudo, estas queixas pré-sincopais não são amplamente estudadas, são frequentemente incaracterísticas e nem sempre são devidamente valorizadas pela propedêutica médica. 

Métodos: Estudo observacional retrospectivo de registro com revisão sistemática de prontuário, em pacientes acompanhados em ambulatório especializado de um hospital universitário, nos últimos três anos.

Objetivo: Avaliar os fenômenos relacionados a síncope em portadores de DCEI. 

Resultados: Foram selecionados 130 pacientes com seguimento regular por um período de 3 anos, com média de idade de 67 ± 14 anos, 51% mulheres. Entre estes, 31 (23%) apresentavam tontura e 16 (12%) pacientes tiveram pelo menos um episódio de síncope após o implante de DCEI. As causas mais comuns de síncope foram neuromediadas (62%), disfunção do dispositivo (6,3%), arritmias atriais (12,5%) e arritmias ventriculares (6,3%), dois casos de síncope de causa não esclarecida (12,5%). A tontura recorrente (frequência diária/semanal) esteve presente em 12 (9%) pacientes e esteve mais associada ao aumento do risco de novos episódios de síncope neuromediada RR 3.5 (95% 1.08-11.29), P=0.03. O uso de CLS não esteve significantemente associado a um menor risco de sincope e de tontura recorrente em pacientes com síncope neuromediada (Síncope RR 0.133 (95% CI: 0.085- 2.0829), P=0,150, vs Tontura RR 1.4 (95% CI: 0,73-2.93), P=0.28.

Conclusões: A síncope neuromediada é a causa mais frequente em pacientes portadores de DCEI com cardiopatia estrutural. A presença de tonturas esteve associada ao aumento do risco de síncope. Tonturas muito frequentes estão significantemente associadas com as síncopes neuromediadas. O CLS diminuiu a recorrência de síncope de causa neuromediada na amostra estudada.

 

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Parceria

Innovation Play

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

43º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo

08 a 10 de junho de 2023