A AÇÃO EDUCATIVA REALIZADA PELO ASSISTENTE SOCIAL NO GRUPO DE PRIMEIRO ATENDIMENTO EM UM HOSPITAL DE ALTA COMPLEXIDADE.
Leão, VCM.1; Sousa, VLF.1
1Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia (IDPC)
INTRODUÇÃO: O presente estudo refere-se à dimensão da ação socioeducativa realizada pelos assistentes sociais no “grupo de atendimento aos pacientes de primeira consulta” em um hospital terciário especializado em cardiologia no Estado de São Paulo. Buscou-se analisar a contribuição da ação educativa do grupo de primeiro atendimento para assim aprimorar a ação educativa socializando a garantia de acessos aos direitos dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). OBJETIVO: Analisar a contribuição da ação educativa do grupo de primeiro atendimento em um hospital de alta complexidade realizada pela equipe do Serviço Social. MÉTODOS: Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo/quantitativa com total de 36 participantes: (23) pacientes (13) funcionários da instituição. Os critérios para a participação foram: pacientes que participaram do grupo e funcionários envolvidos no processo do grupo de primeiro atendimento. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório e prospectivo que se valeu de uma abordagem individual. RESULTADOS: As respostas desta pesquisa foram divididas em quatro grupos (pacientes, médicos, assistentes sociais e equipe do Serviço de Arquivo Médico e Estatístico - SAME) todos envolvidos com o grupo de primeiro atendimento. Vale ressaltar que 83% dos pacientes entrevistados informaram estar muito satisfeitos ao participar do grupo de primeiro atendimento. O que se revelou também sobre a orientação a respeito da Lei N.10.241 sobre os direitos dos usuários dos serviços de saúde no Estado de São Paulo, foi o tema considerado de maior satisfação pelos pacientes em 73%, este tema em específico traz uma breve abordagem sobre cidadania, humanização e a lei que respalda os usuários do Sistema Único de Saúde, com o intuito de incentivar o paciente a ser o principal protagonista do seu tratamento de saúde e levar ao conhecimento de que o mesmo possui leis de proteção social. DISCUSSÃO: A pesquisa possibilitou identificar aspectos relevantes sobre a efetividade da ação educativa no que se refere ao acolhimento e acesso aos direitos. CONCLUSÃO: A referida ação educativa contribui para a viabilização do acesso aos direitos sociais, favorece o empoderamento no exercício da cidadania e fortalece a autonomia dos pacientes em tratamento da saúde cardiovascular.
PALAVRAS-CHAVES: Serviço Social; Ação educativa; Acolhimento; Educação em Saúde;