SOCESP

Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

Tirzepatida reduz os triglicerídeos séricos, independentemente do uso concomitante de fibrato, em pacientes com diabetes mellitus tipo 2 e alto risco cardiovascular participantes do estudo SURPASS-4

José Francisco Kerr Saraiva, Steven E Kahn, Tampas Varkonyi, Imre Pavo, Claudia Nicolay, Russell J Wiese, Stefano Del Prato
Eli Lilly and Company - Indianapolis - IN - USA

Introdução

No estudo clínico SURPASS-4, participantes com diabetes mellitus tipo 2 (DM2) e alto risco cardiovascular (CV) foram randomizados para os grupos tirzepatida (TZP) ou insulina glargina titulada (iGlar). No estudo, a TZP reduziu significantemente os níveis séricos de triglicerídeos e do colesterol lipoproteína de baixa densidade (LDL), em comparação a iGlar. Nesta análise, nós avaliamos o efeito concomitante do uso de fibratos ou de estatinas na redução destes parâmetros lipídicos. 

Métodos

Os participantes (N=2,002) foram randomizados 1:1:1:3 em TZP uma vez por semana (5,10 ou 15mg) ou iGlar uma vez ao dia. As lipoproteínas foram mensuradas na linha de base, nas semanas 42, 52, 78 e no final do estudo (em média, após 85 semanas). Esta análise post-hoc avaliou o nível percentual de alteração em relação a linha de base dentre os grupos de participantes usando o modelo linear misto. 

Resultados

Em geral, na linha de base, 12,4% e 77,8% dos participantes estavam utilizando fibratos e estatinas, respectivamente. As concentrações basais de colesterol LDL nos participantes que estavam utilizando, ou não utilizando fibratos, era de 186.38 mg/dL e 188.13mg/dL, respectivamente e em relação às estatinas, esse valor foi de 176.75mg/dL e 226.63 mg/dL, respectivamente. Na semana 52, os níveis séricos de triglicerídeos e de colesterol LDL foram menores em todas as 3 doses de TZP, independente do uso de fibratos ou estatinas na linha de base (Tabela 1). Essas reduções foram mantidas até a semana 78 (n=574 para grupo TZP). A redução acentuada dos triglicerídeos (14-24%) no grupo TZP e a não alteração no grupo iGlar na vigência de uso de fibrato foi clinicamente significante uma vez que os participantes em uso de fibrato apresentavam altos níveis de triglicerídeos na linha de base. Em geral, TZP também reduziu mais colesterol LDL do que iGlar. Diferenças no efeito do tratamento (TZP vs iGlar) na redução de triglicerídeos ou LDL-C não foram observados para o uso de fibrato ou estatina. 

Conclusão

Nos participantes com DM2 e alto risco CV, a TZP reduziu os triglicerídeos e o colesterol LDL de forma mais eficaz do que a iGlar, independentemente do uso concomitante de fibratos ou estatinas. 

Declaração

Previamente apresentado na European Association for the Study of Diabetes (EASD) – 58th Annual Meeting 2022. Estudo patrocinado pela Eli Lilly and Company.O apresentador (não-autor) é investigador principal dos estudos SURPASS no Brasil.



 

 

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Parceria

Innovation Play

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

43º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo

08 a 10 de junho de 2023