SOCESP

Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

Avaliação da rigidez miocárdica pela elastografia cardíaca por onda de cisalhamento em pacientes com amiloidose cardíaca.

ALENCAR NETO, A. C., CAFEZEIRO, C. R. F, BUENO, B. V. K, RISSATO, J. H, RAMIRES, F. J. A, ROCHITTE, C. E, ALENCAR FILHO, A. C., PEREIRA, F. L, MATHIAS JR, W., FERNANDES, F.
INSTITUTO DO CORAÇÃO DO HCFMUSP - - SP - BRASIL

Introdução: O acometimento cardíaco (AC) na amiloidose transtirretina hereditária (ATTRh) ocorre por deposição de fibrilas amiloides no coração, resultando enrijecimento e disfunção diastólica. A elastografia por ondas de cisalhamento, de maneira não invasiva e sem emissão de radiação ionizante, avalia quantitativamente a rigidez tecidual, componente passivo da diástole, complementando a complexa avaliação ecocardiográfica.

 

Objetivo:  Avaliar a rigidez miocárdica, por meio da elasticidade miocárdica diastólica (EMD), em pacientes ATTRh com, sem AC e um grupo controle (GC).

Metodologia: prospectivo, transversal, 60 pacientes divididos em 3 grupos: ATTRh com AC (n:20), ATTRh sem AC (n:20) e GC (n:20).  A EMD foi avaliada na parede septal do ventrículo esquerdo (VE) (segmentos basal, médio e apical) e na parede livre do ventrículo direito (VD). Foram também submetidos a ECO-2D, ECG, Troponina, BNP, teste de caminhada e cintilografia marcada com pirofosfato (PYP-99m TCm). Os dados foram analisados a partir de uma ANOVA de uma via, verificando a rigidez miocárdica, aferida pela EMD, entre os 3 grupos. Em seguida, as comparações pareadas foram ajustadas pela técnica de Tukey.

 

Resultados: A EMD foi um fator significativo para distinção entre os grupos ao ser analisada no septo basal PLAX (p=0,013), septo basal PSAX (p=0,03) e na parede livre do VD PLAX (p=0,004). O segmento apical apresentou rigidez similar entre os grupos, sugerindo um padrão de preservação apical.Á avaliação post hoc, a EMD na região basal foi significativamente maior entre o grupo ATTRH com AC do que no grupo controle, porém sem diferença significante entre ATTRH com AC e ATTRH sem AC, sugerindo que esse último grupo apresenta valores intermediários entre o paciente doente e o paciente saudável. Por vez, a EMD no VD no ATTRh com AC foi maior que os outros dois grupos (tabela 1 e figura 1).Em modelo de regressão, os resultados indicam que 17,2% da variância da EMD pode ser atribuída ao grau de captação em 3 horas na PYP-99m TCm (R2=0,172, F(1-36) =7,2, p<0,011), estimando-se pela equação: captação-3h = 0,91 +0,078 x EMD.

 

Conclusão:   A rigidez miocárdica está aumentada em ATTRh com AC, apresentando um padrão decrescente de rigidez no sentido apex, sugerindo um padrão de preservação apical. A elastografia cardíaca apresenta potencial para ser uma ferramenta importante na avaliação do acometimento cardíaco na amiloidose sistêmica.

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Parceria

Innovation Play

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

43º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo

08 a 10 de junho de 2023