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Prática de excelência da Monitorização Cardíaca em terapia intensiva: novas abordagens para um antigo problema

Angela Carolina Brandao de Souza Giusti, Marilia Estevam Cornélio, André Santanchè, Maria Cecília Bueno Jayme Gallani
Faculdade de Enfermagem Unicamp - Campinas - Sao Paulo - Brasil

A importância da Monitorização Cardíaca (MC) é incontestável. Existe um hiato entre as recomendações e sua aplicação no cotidiano gerando a necessidade de estratégicas que sejam mais efetivas na translação do conhecimento. A falta de padronização, conhecimento, preparo inadequado e  não cumprimento das boas práticas distanciam o profissional enfermeiro do seu papel. O objetivo deste trabalho é demonstrar as etapas do desenvolvimento de um programa de formação profissional continuada para enfermeiros de UTI visando a adoção de práticas de excelência da MC, baseado nos quadros referenciais de formação profissional de Blais e Hallée (2003 e 2005) e Knowledge-to-Action. Estudo de desenho misto, qualitativo e quantitativo: 1. Identificação das necessidades dos enfermeiros-abordagem empírica (Revisão sistemática) e experiencial (entrevistas individuais e grupos focais). 2. Escolha da teoria de aprendizagem 3. Seleção do método de formação 4. Escolha da plataforma virtual  4. Desenvolvimento; 5. Pré-teste. Resultados: 1. As necessidades dos enfermeiros levaram escolha do ambiente virutal para o modo de entrega da intervenção. 2. A Teoria do aprendizado experiencial de Kolb (1884) foi escolhida para esta formação 3. Foram selecionados métodos de formação visando conhecimento, habilidades e competências, com foco no raciocínio crítico e colaboração interdisciplinar. 4. Em colaboração com pesquisadores de ciência da computação, foi selecionada a plataforma educacional HARENA que integra ferramentas pedagógicas e de pesquisa às narrativas interativas e apropriadas (casos clínicos e gamificação).  4. Criamos um ambiente virtual específico: nomeado Florence. O conteúdo é agrupado em módulos com atividades pedagógicas diversas permitem o trânsito do enfermeiro pelos conteúdos, revisitando conceitos, empregando o raciocíno clínico e utilizando o lúdico para reforço da aprendizagem. 5. O pré-teste da intervenção será a última etapa integrada à plataforma junto aos enfermeiros. Assim,a formação profissional continuada é fundamental para assegurar a prestação de cuidado seguro e de qualidade ao paciente gravemente enfermo. A utilização de estratégias de formação baseada em evidências que considerem a prática, facilitem e impulsionem o aprendizado são ações importantes para responder a flexibilidade desejada e evoluir com a educação na busca contínua de  melhorias que atendam a esta demanda através do desenvolvimento, fortalecimento e implementação de protocolos da enfermagem em larga escala e a incorporação de intervenções na prática cotidiana dos serviços de saúde.


 

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