SOCESP

Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

EFEITO DAS CÉLULAS TRONCO MESENQUIMAIS IRRADIADAS COM DIODO EMISSOR DE LUZ (LED) NA INFLAMAÇÃO, ESTRESSE OXIDATIVO E PROTEÍNAS QUE MODULAM A CINÉTICA DO CÁLCIO NO MIOCÁRDIO INFARTADO

Santos, C.F.C., Antonio, E.L. , Teixeira, I.L.A., Oliveira, H.A., Seibt, L.E. , Rocha, V.P., Mansano, B.S.D.M. , Tucci, P.J.F., Serra, A.J.
UNIFESP - Univers. Federal de São Paulo - São Paulo - SP - BRASIL, UNINOVE - São Paulo - SP - BRASIL

Introdução: Recentemente demonstramos que múltiplas irradiações de 4 J/cm² com diodo-emissor de luz (LED) em células tronco-mesenquimais do tecido adiposo (CTMAs) promovem maior secreção de IL-6, IGF-1 e NO, melhora na atividade mitocondrial e aumento nos níveis de ATP. Objetivo: Avaliar o potencial terapêutico de CTMAS irradiadas com LED para atenuar a inflamação e o estresse oxidativo pós-infarto do miocárdio (IM). Métodos: 80 ratas (CEUA: 5883160218) foram submetidas a oclusão permanente da artéria coronária interventricular anterior ou cirurgia simulada (Grupo SHAM). A ecocardiografia foi realizada nos animais sobreviventes 48 horas após intervenção para inclusão de animais com IM ≥37% do ventrículo esquerdo (VE). As ratas infartadas foram distribuídas aleatoriamente para permanecerem sem tratamento (IMC) ou receberem transplante intramiocárdico de 1x106 CTMAs não irradiadas (Grupo IMC) ou irradiadas com LED (Grupo IMCL). A expressão miocárdica de citocinas inflamatórias (IL-6, IL-10 e TNF-α) e do fator de crescimento (VEFG) foram examinados por ELISA. O teor de malondialdeído (MDA) foi analisado por ensaio colorimétrico, enquanto o teor de carbonilação e proteínas que modulam a cinética do cálcio no miocárdio (canal de cálcio tipo L (Ca-L); receptor de Rianodina; trocador Na+/Ca2+(NCX); Serca 2; fosfolambam (PLB, PLBSer16 e PLBTre17) foram avaliados por Western blot. Resultados:  Não houve repercussão positiva das CTMAS, independentemente da aplicação do LED, na expressão de citocinas inflamatórias e fatores de crescimento, com exceção ao aumento significativo na expressão de IL-6 nas ratas com insuficiência cardíaca. Os níveis de MDA foram significantemente maiores no grupo IMC, enquanto nos grupos tratados com CTMAs as concentrações foram normalizadas para valores semelhantes ao SHAM, sem efeitos adicionais do LED. O transplante de CTMAs não resultou em alterações no conteúdo miocárdico do receptor de Rianodina, Serca 2a e PLB. Ratas infartadas ilustraram níveis proteicos menores do Ca-L e PLBSer16 e aumento de NCX. O transplante de CTMAs resultou em normalização no conteúdo de NCX para níveis similares ao do grupo SHAM e, quando irradiadas com LED, as CTMAs resultaram em maior concentração de PLBTre17 em comparação aos demais grupos. Conclusão: A terapia com CTMAs pode atenuar o estresse oxidativo pós-IM em ratas, com efeito aditivo modesto do LED em proteínas que modulam a cinética do cálcio. Processo Fapesp:18/06865-7.

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Parceria

Innovation Play

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

43º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo

08 a 10 de junho de 2023