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TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

EVIDÊNCIAS DE VALIDADE DE UM VÍDEO EDUCACIONAL PARA A PROMOÇÃO DO SONO

Vinicius Batista Santos, Paula Menezes Cabral, Julia Costa Palo, Camila Takao Lopes, Juliana de Lima Lopes, Milena Gomes Vancini, Karina Aparecida Lopes da Costa
UNIFESP - Univers. Federal de São Paulo - São Paulo - SP - BRASIL

Introdução: As queixas relacionadas ao sono são muito presentes na prática clínica e tem sido associado ao aumento do risco no desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Intervenções educativas para a promoção do sono devem ser implementadas tanto para a prevenção primária e secundária. Objetivo: desenvolver e analisar as evidências de validade de conteúdo de um vídeo educacional para a promoção do sono na população adulta.Método: Estudo psicométrico dividido em três fases, sendo a primeira fase uma revisão narrativa de literatura em relação às medidas não farmacológicas para a promoção do sono em adultos para o desenvolvimento do vídeo, a segunda fase a análise das evidências de validade de conteúdo por especialistas e a terceira fase a avaliação pela população leiga. Os juízes especialistas avaliaram o vídeo quanto a clareza, relevância teórica, pertinência prática e aparência geral do vídeo e a população leiga quanto a clareza, quantidade das informações, aparência, qualidade do som e das imagens do vídeo por meio de uma escala de likert de 3 pontos. Foi calculado o valor do coeficiente de validade de conteúdo (CVR) para cada indicador e o valor crítico para os especialistas foi de 0,75 (p. 0,03) e para os leigos foi de 0,37 (p. 0,03). O estudo foi aprovado pelo comitê de ética da instituição. Resultados: Na análise das intervenções não farmacológicas identificadas na literatura obtivemos que os exercícios físicos de diferentes intensidades, música associada a exercícios físicos, aromaterapia, acupressão, fototerapia, exposição direcionada à luz, meditação, medidas de higiene do sono e Terapia Cognitivo Comportamental foram as principais intervenções não farmacológicas com resultados positivos na promoção do sono o que subsidiou a produção do vídeo educacional por meio da plataforma Render Forest®, com a participação de dois personagens fictícios e dois narradores. Na análise do vídeo pelos 8 especialistas foram necessárias duas rodadas para atingir um CVR médio superior a 0,90 em todos os indicadores e uma rodada para avaliação dos juízes leigos composto por 29 participantes para a obtenção de um CVR médio superior a 0,80 em todos os indicadores. O vídeo final foi composto por 42 telas com duração de cinco minutos e quarenta e um segundos, conforme exemplo de duas telas para exemplificação.  Conclusão: O vídeo desenvolvido contendo nove intervenções não farmacológicas para a promoção do sono alcançou adequadas evidências de validade de conteúdo, podendo ser utilizado como uma ferramenta tecnológica educacional para a promoção do sono.

 

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