SOCESP

Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

Métricas não saudáveis e intensidade dos fatores de risco em mulheres pós menopausa com síndrome coronária crônica

Maria Eduarda Bergamo, Gustavo H. F. Gonçalinho, Nathalia F. O. Faria, Karen Lika Kuwabara, José Rafael O. Nascimento, Antonio P Mansur
INSTITUTO DO CORAÇÃO DO HCFMUSP - - SP - BRASIL

Introdução:A síndrome coronária crônica (SCC) é a principal causa de morte nas mulheres e sua gravidade está relacionada com os fatores de risco (FR). A sua progressão é mais significativa com o aumento do número de métricas não saudáveis (MnS), porém não se sabe se o aumento do número de MnS está associado à maior intensidade dos FR. O objetivo deste estudo foi analisar se a intensidade dos fatores de risco é alterada com o aumento do número das MnS em mulheres pós menopausa.

Métodos: Estudo transversal analisou 466 mulheres na pós menopausa com SCC em atendimento ambulatorial,diagnosticadas por cateterismo cardíaco com lesões coronárias >70%.Foram analisadas as MnS: sedentarismo, sobrepeso ou obesidade (IMC ≥ 24.9kg/m²), hipertensão (PAS ≥ 140 e PAD ≥ 90 mmHg), tabagismo, LDL-c ≥ 50mg/dL, glicose de jejum ≥126 mg/dL; os valores do IMC, creatinina, perfil lipídico e glicose para os respectivos números de MnS. A prevalência das MnS foi categorizada em 4 grupos: 1 (presença de 1 ou 2 MnS); 2 (3 MnS); 3 (4 MnS) e 4 (5 ou 6 MnS).

A tabela apresenta as variações da média e desvio padrão dos parâmetros metabólicos. A média de idade foi semelhante em todos os grupos. Observou-se que o aumento do número de MnS associou-se com uma aumento da intensidade do TG, CT, LDL-C e GJ. Associação inversa foi observada para HDL-c. A população do estudo não possuía alimentação adequada conforme o padrão DASH (Dietary Approaches to Stop Hypertension). Os valores de IMC e creatinina, apesar de não terem sido estatisticamente significativos, também mostraram aumento com o maior número de MnS.

 

Conclusão: O aumento do número de métricas não saudáveis associou-se à maior intensidade dos fatores de risco da SCC, especialmente o perfil lipídico e glicídico, longe das metas propostas pelas diretrizes atuais.

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Parceria

Innovation Play

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

43º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo

08 a 10 de junho de 2023