SOCESP

Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

Hematoma Intramural Espontâneo de Jejuno: Causa Incomum de Suboclusão Intestinal em Pacientes Anticoagulados

Pedro Abi-Kair Borges Calomeni, Eduardo Sorice Correa, Daniel Souza Gonçalves de Araújo, Guilherme Sobreira Spina
INSTITUTO DO CORAÇÃO DO HCFMUSP - - SP - BRASIL, Liga de Combate à Febre Reumática da FMUSP - São Paulo - SP - Brasil

Introdução: O hematoma intramural espontâneo de intestino delgado é uma complicação rara do uso de anticoagulantes orais, em especial varfarina. O diagnóstico é feito pela comunhão de história clínica de uso de anticoagulante oral, associada a sintomas e achados radiológicos sugestivos. 

Resumo do caso: Este relato documenta o caso de um homem de 53 anos, com dor e distensão abdominal e náuseas, em uso contínuo de varfarina devido à presença de prótese valvar mecânica em posição mitral devido à febre reumática. Um dia antes havia procurado o serviço de emergência com dor abdominal, sendo dispensado após exame clínico. Evoluiu em 12 horas com distensão abdominal importante e piora da dor, sendo readmitido. Exame físico mostrou abdome distendido, ruidos hidroaéreos aumentados e  descompressão brusca dolorosa difusa em abdome, quadro compatível com suboclusão intestinal. 

À admissão, o Internatinal Normalized Ratio (INR) medido do paciente foi 8,3, caracterizando diagnóstico de intoxicação cumarínica. Tomografia computadorizada de abdome mostrou espessamento parietal importante em alças jejunais (figura 1), sugestivo de hematoma jejunal por varfarina. Optou-se por tratamento conservador, com transfusão de plasma fresco e infusão de vitamina K endovenosa, jejum e hidratação endovenosa, com melhora progressiva do quadro de suboclusão intestinal e recuperação plena do paciente, com alta após sete dias da admissão. 

Conclusão: Em pacientes com quadro abdominal, especialmente de suboclusão intestinal e anticoagulação oral acima da faixa terapêutica, a possibilidade de hematoma intestinal deve ser investigada. A maioria dos pacientes tem regressão do quadro após reversão da anticoagulação e terapia de suporte, mas há relatos na literatura de necessidade de cirurgia para tratamento da suboclusão intestinal.

Desta forma, o diagnóstico de hematoma intramural espontâneo de intestino delgado deve ser lembrado como complicação infrequente de pacientes anticoagulados acima da faixa terapêutica.

Key-words: Hematoma de Intestino Delgado; Varfarina; Anticoagulação; Válvula Mecânica; Febre Reumática; Relato de caso;

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Parceria

Innovation Play

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

43º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo

08 a 10 de junho de 2023