SOCESP

Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

Infarto agudo do miocárdio como manifestação inicial de mixoma atrial esquerdo gigante

Luciane Francischini Gottschall Odone, Fernanda Mendes, Evelyn Ambrosano, José Eduardo Borrelli Fh., Vinicius Odone, Marcos Rogério Joaquim, Juliana Medeiros Mantovani
Hospital dos Fornecedores de Cana/ HFC Saúde - Piracicaba - SP - Brasil

Infarto agudo do miocárdio como manifestação inicial de mixoma atrial esquerdo 

 

 

Os mixomas cardíacos são tumores intracardíacos histologicamente benignos, sendo o tumor cardíaco primário mais comum. A maioria destes tumores situa-se no átrio esquerdo, junto ao septo interatrial, área do forame oval. 

A tríade clássica encontrada nesses pacientes é caracterizada por obstrução do fluxo sanguíneo, eventos tromboembólico e sintomas constitucionais, como por exemplo, astenia, febre ou perda ponderal, devido à produção de interleucina.

As manifestações mais comuns são dispneia, dor torácica e síncope. Dispneia e dor torácica podem ser resultado de provável embolia de fragmentos do tumor ou de trombo formado sobre a sua superfície, levando a infarto agudo do miocárdio (IAM) (0,5%) e acidente vascular isquêmico (20%).

A ecocardiografia é o método padrão ouro para detecção do tumor por sua alta sensibilidade.

Uma vez feito o diagnóstico, o tratamento é cirúrgico, com índice de recidiva em 7% a 22% dos casos.

 

 

Relato de caso:

 

WFP, 68 anos, masculino, tabagista, foi admitido no Pronto Socorro com história de dor torácica típica associada à sudorese durante esforço físico. Relatava também perda ponderal recente de 12 kg. 

O eletrocardiograma não revelou alterações, mas a curva de troponina foi positiva (587- 4,366ng/L).

No mesmo dia foi realizado ecocardiograma que revelou massa em átrio esquerdo, aderida ao septo interatrial, de 50x 30mm, movimentando-se em direção à valva mitral gerando uma estenose (gradientes diastólicos máximo e médio respectivamente, de 19 mmHg e 8 mmHg. A função ventricular esquerda encontrava-se preservada, sem alteração de contratilidade segmentar.

O ecocardiograma transesofágico confirmou a massa sugestiva de mixoma cardíaco. E a cineangiocoronariografia que não revelou obstruções coronarianas por aterosclerose.

Paciente submetido à ressecção cirúrgica completa do tumor, sem intercorrências no intra operatório,sendo confirmado o mixoma pela análise anatomopatológica. No quarto dia do pós operatório apresentou bloqueio atrioventricular total, com necessidade de implante de marcapasso definitivo.

 

 

Conclusão:

 

Descrevemos acima um caso de mixoma atrial cuja manifestação inicial foi o IAM. Na ausência de outras causas, o mixoma foi considerado como causa de trombo e embolização para coronária. Embora a embolização sistêmica seja frequente, o envolvimento da artéria coronária é extremamente raro.

Por este relato, ressaltamos a importância da ecocardiografia para o diagnóstico de pacientes com eventos tromboembólicos.

 

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Parceria

Innovation Play

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

43º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo

08 a 10 de junho de 2023