SOCESP

Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

Implantação da linha de cuidado de coronariopatia em uma rede de hospitais privados: relato de experiência

Camila Gabrilaitis Cardoso, Pedro Gabriel Melo Barros e Silva, Sandro Ricardo Batista de Oliveira , Gabriel Moreira Figueiredo , Mariana Yumi Okada , Diego Ribeiro Garcia
Hospital Samaritano Paulista - São Paulo - SP - Brasil

INTRODUÇÃO: As doenças coronarianas estão entre as maiores causas de mortalidade da população mundial segundo a organização mundial de saúde.  A linha de cuidado de coronariopatia consiste em promover todo o cuidado aos pacientes portadores de doenças agudas e crônicas das artérias coronárias. Caracterizando-se pela implantação de fluxos assistenciais, padronizações que de rotinas, contemplando informações relativas às ações e atividades de promoção, prevenção, tratamento e reabilitação, a serem desenvolvidas por equipe multidisciplinar em cada serviço de saúde. 

OBJETIVO:  Relatar a experiência da implantação da linha de cuidado de coronariopatia em uma rede de hospitais privados elencando facilidades e dificuldades.

MÉTODO: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência de um processo de implantação de linha de cuidado de coronariopatia em uma rede de 11 Hospitais privados localizados nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Distrito Federal no período de junho a dezembro de 2022.

RESULTADOS: A linha de cuidado tem como objetivo promover uma melhor assistência aos pacientes com quadro clínico de coronariopatia nas unidades hospitalares, ambulatoriais e serviços de teleatendimento, além da monitorização dos desfechos clínicos, satisfação do cliente, custos, receita e indicadores de qualidade como média de tempo Porta ECG, média de tempo porta balão, taxa de uso de medicações e taxa de mortalidade. Para a implantação foram realizadas reuniões para a apresentação do projeto, visitas presenciais para mapeamento dos fluxos e notificações para os ajustes necessários. Foi possível identificar que o modelo adotado de implantação deve ser flexível respeitando as diferenças regionais e das pessoas envolvidas na construção com base nas respostas e participação desses profissionais. Algumas mudanças foram necessárias em cada unidade Hospitalar mas foi possível perceber que o sucesso da implantação está relacionado ao engajamento dos gestores e da direção da instituição.

CONCLUSÃO: A experiência permitiu perceber que após a implantação as equipes estão mais preparadas para receber este tipo de paciente e que o diálogo com profissionais de diferentes serviços e regiões do país proporcionou reconhecer as dificuldades e barreiras, além de permitir reconhecer a importância de se ter uma gestão participativa para obter sucesso na implantação da linha de cuidado em coronariopatia. Com isso espera-se obter bons resultados ao longo dos anos, proporcionando e mantendo uma assistência eficiente e de alta qualidade.

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Parceria

Innovation Play

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

43º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo

08 a 10 de junho de 2023