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Promoção do consumo de sal em adultos: intervenção baseada em teoria por meio da tecnologia mHealth

Milena Sia Perin, Maria Cecilia Bueno Jayme Gallani, Thais Moreira São-João, Titilayo Tatiana Agbadje, Marilia Estevam Cornélio
UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas - Campinas - SP - Brasil, Université Laval - Quebec City - Quebec - Canada

Introdução: As tecnologias mHealth se tornaram uma estratégia para promover a adoção de comportamentos saudáveis.  O fácil acesso e o baixo custo dos aplicativos móveis permitiu que se tornassem uma alternativa para promover o consumo saudável de sal na população em geral que, apesar das amplas recomendações, ainda continua elevado e é responsável pelo aumento do risco do desenvolvimento e agravamento das doenças cardiovasculares, bem como das doenças crônicas não transmissíveis. Dessa forma, o estudo teve como objetivo elaborar e testar uma intervenção para a promoção do consumo saudável de sal em adultos, por meio do uso da tecnologia mHealth.

Métodos: Tratou-se de um estudo experimental, randomizado, longitudinal em adultos recrutados em unidades da atenção primária à saúde de um município do interior do estado de São Paulo. O desenho da intervenção pelo Sal na Medida App foi realizado com base no guia Behavior Change Wheel e a avaliação do efeito da intervenção realizada em 3 etapas durante 2 meses.  Os participantes foram aletorizados: grupo Intervenção (GI n=43) e Controle (GC n=43). As variáveis primárias (medida subjetiva do comportamento – adição de no máximo 3g de sal no preparo das refeições e o consumo de sal per capita) e as variáveis secundárias (variáveis psicossociais - Intenção, Autoeficácia e Hábito) foram mensuradas em T0, T1 e T2 para ambos os grupos. A System Usability Scale (SUS) em T1 e T2 para o GI para avaliação da usabilidade do aplicativo. Os dados foram avaliados por meio de análise descritiva, de comparação, análises de regressão linear para avaliar o efeito da intervenção sobre as medidas do comportamento e das variáveis psicossociais e análise de mediação para identificar os mediadores do efeito da intervenção.

Resultados: Houve redução significativa do consumo de sal no GI, aumento da Intenção e da percepção da Autoeficácia no GI e redução significativa e acentuada do Hábito de usar mais que 3g de sal/dia no preparo das refeições quando comparado ao GC. Além disso, os indivíduos do GI apresentaram uma probabilidade 67% maior de realizar um consumo saudável de sal que as pessoas do GC. Hábito e Autoeficácia foram identificados como mediadores do efeito da intervenção. Na escala de 0 a 100 de pontuação, o aplicativo obteve 77,8 pontos, que indica uma boa usabilidade.

Conclusões: O Sal na Medida App além de alcançar a redução do consumo de sal obteve boa usabilidade segundo avaliação dos participantes. É uma ferramenta acessível que pode integrar as políticas públicas em larga escala para promoção do consumo saudável de sal.

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