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TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

Resultados preliminares do Programa Educação Alimentar – Integrando Ciência, Escola e Saúde

Ana Paula de Queiroz Mello, Bianca Franchin, Eduarda G. de Freitas, Aline da Silva Tenório, Nagila R. T. Damasceno
Centro Universitário São Camilo - SP - SP - Brasil, FSP/USP - SP - SP - Brasil, Secretaria de Educação do Estado de SP - SP - SP - Brasil

Introdução: Em 2018, deu-se início a criação do “Programa Educação Alimentar: Integrando Ciência, Escola e Saúde” (PEDUCA). O PEDUCA tem caráter inovador ao propor a capacitação de todos os profissionais de educação vinculados às escolas estaduais de São Paulo na temática alimentação e nutrição como estratégia para a prevenção da obesidade e fatores de risco cardiovascular. Métodos: Para alcançar o objetivo, o Programa foi estruturado, a partir do desenvolvimento de uma plataforma de ensino EaD, em três etapas: Etapa 1-Avaliação diagnóstica (caracterização do público-alvo e do território escolar); Etapa 2-Capacitação dos educadores e, Etapa 3-Avaliação do PEDUCA. O Programa é 100% virtual hospedado no sistema Moodle/USP com 110h, com aulas, vídeos, podcasts, fóruns e atividades de avaliação. Resultados: Houve a inscrição de 5.350 cursistas, abrangendo mais de 2.000 escolas, com 70,4% da categoria Magistério, 25,6% Apoio Escolar e 4% Secretaria da Educação. A maioria era do sexo feminino, raça branca, não tabagista, não etilista e 40% não apresentaram nenhuma doença ou fizeram uso regular de medicamento. Observou-se uma sobrecarga de trabalho entre os participantes, onde 58% trabalhavam mais de 40h/sem. O comportamento alimentar evidenciou um consumo elevado de alimentos gordurosos e frituras em 21% pelo menos 3 vezes por semana, enquanto 19% relataram consumir refrigerantes e sucos artificiais 3 ou mais vezes ao longo da semana. Destaca-se que somente 16% dos cursistas relataram ter realizado alguma capacitação prévia sobre EAN, enquanto 28% citaram ter feito alguma atividade envolvendo essa temática com seus alunos. Aproximadamente, 80% manifestaram satisfação geral com o PEDUCA. Após o término, os participantes foram avaliados quanto à aquisição de conhecimentos e mudanças comportamentais. Os resultados mostraram que houve mudanças significativas na capacidade dos participantes associarem alimentos com o risco aumentado para determinadas doenças, assim como houve aumento no percentual de indivíduos que mostraram habilidade em identificar alimentos por alguma característica positiva e/ou negativa em termos de promoção da saúde. Conclusão: Portanto, o PEDUCA se trata de uma experiência exitosa, com os indicadores durante todo o processo que o compõe tendo atingido seus objetivos, ou seja, a plataforma EaD foi desenvolvida, o público-alvo foi caracterizado e capacitado quanto à EAN voltada à promoção da saúde e prevenção de doenças. Assim como, o PEDUCA mostrou que os cursistas melhoram as suas atitudes frente à alimentação. 

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