SOCESP

Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

OCLUSÃO TOTAL CRÔNICA DO TRONCO DA CORONÁRIA ESQUERDA COM FUNÇÃO NORMAL DO VENTRICULO ESQUERDO E ANGINA ESTÁVEL: RELATO DE CASO

Caio Menezes Machado de Mendonça, Matheus Ramos Dal Piaz, Antonio Carlos Fonsêca de Queiroz Filho, Matheus Barbosa Gastaldo, Bruno Mahler Mioto, Luis Henrique Wolff Gowdak, Luiz Antonio Machado César
INSTITUTO DO CORAÇÃO DO HCFMUSP - - SP - BRASIL

INTRODUÇÃO:

A estenose significativa do tronco da coronária esquerda (TCE) em pacientes com sintomas estáveis ​​é incomum e geralmente está associada a uma artéria coronária direita (ACD) dominante e a uma rica circulação colateral. A incidência de oclusão total do TCE foi estimada entre 0,04% a 0,43% na literatura. O impacto na função do ventrículo esquerdo (VE) é frequentemente significativo, com disfunção sistólica, especialmente quando há acometimento importante da ACD. A revascularização cirúrgica do miocárdio continua sendo o melhor tratamento para a oclusão total crônica (CTO) do TCE.

RELATO DE CASO:

Mulher de 69 anos, hipertensa, dislipidêmica e obesa, sem infarto agudo do miocárdio prévio, com quadro de angina CCS III, associada a dispnéia aos esforços há um ano. Cintilografia de perfusão miocárdica revelou extensa isquemia induzida por estresse nas paredes anterior, anterolateral, lateral e inferolateral. O ecocardiograma transtorácico mostrou função ventricular globalmente preservada (FEVE = 65%). Evidenciada CTO de TCE e estenose de 70% em terço médio de ACD durante coronariografia eletiva, com circulação colateral grau III de ACD para TCE. A paciente foi internada para revascularização cirúrgica do miocárdio. Foram confeccionadas três pontes com sucesso (artéria torácica interna esquerda-artéria descendente anterior, artéria radial-ramo marginal esquerdo e enxerto de veia safena-artéria descendente posterior direita).

CONCLUSÃO:

CTO de TCE é uma manifestação rara em pacientes com sintomas estáveis. Duas condições estão relacionadas a uma maior probabilidade de sobrevivência do paciente e manutenção da função do VE: uma ACD dominante sem estenose significativa e uma extensa circulação colateral para o sistema esquerdo, condições encontradas apenas parcialmente em nossa paciente. Apesar de apresentar estenose importante da ACD, a função do VE estava preservada e a paciente apresentava sintomas estáveis ​​há um ano.

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Parceria

Innovation Play

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

43º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo

08 a 10 de junho de 2023