SOCESP

Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

Avaliação da funcionalidade do idoso frágil com insuficiência cardíaca

Beatriz Ribeiro Campos , Adriana Fátima Dutra, Siomara Tavares Fernandes Yamaguti
HOSPITAL DO CORAÇÃO - - SP - BRASIL

Introdução: O envelhecimento pode ser compreendido como o agrupamento de transmutações fisiológicas, morfológicas e psicológicas, pois ocorre alterações no idoso tanto na estrutura orgânica e bioquímica como também nos mecanismos funcionais, emocionais e cognitivo. Pacientes com Insuficiência cardíaca podem apresentar um declínio funcional resultando em maior dependência para realizar as atividades de vida diária, ocasionando a piora da qualidade de vida dos idosos devido a sintomas característicos da diminuição do fluxo sanguíneo como dispneia e fadiga.

Objetivo: Analisar a ocorrência de declínio funcional dos idosos frágeis hospitalizados com insuficiência cardíaca através do Índice de Barthel após 30 dias de alta hospitalar; Analisar e caracterizar o perfil de idosos frágeis com insuficiência cardíaca; Avaliar a funcionalidade de idosos frágeis com insuficiência cardíaca no momento da admissão e 30 dias após a alta hospitalar utilizando o Índice de Barthel.

Método: Estudo retrospectivo, observacional e longitudinal. A amostra conta com população de idosos, que tenham 60 anos ou mais e que tenham sido classificados como frágeis com diagnóstico de Insuficiência Cardíaca. A pesquisa foi realizada com dados inclusos na plataforma RedCap que é alimentada com dados de pacientes que fazem parte do programa Idoso Bem cuidado e são acompanhados por enfermeiros especialistas em gerontologia.

Resultados: A classificação geral dos pacientes segundo o grau de dependência no momento da admissão, conforme o Índice de Barthel demonstrou que os idosos eram, em sua maioria, parcialmente dependentes, pois 75,86% necessitaram de algum auxílio para realizar as atividades básicas da vida diária; Após o follow-up foi identificado que, 39,66% dos pacientes apresentaram declínio funcional após os 30 dias de alta hospitalar. Conclusão: Foi observado que quanto mais velhos os pacientes, mais dependentes eles eram. Além disso, foi identificado que existe um declínio funcional tanto na admissão como na alta hospitalar, porém 10,35% dos pacientes conseguiram se tornar independentes novamente.

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Parceria

Innovation Play

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

43º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo

08 a 10 de junho de 2023